SRH realiza o VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce

SRH realiza o VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce

Foi realizado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), no último dia (25), com o tema: O papel dos municípios, estados e comunidades, na gestão compartilhada na saúde e educação, o VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce. O evento teve como objetivo, reunir os poderes municipais, estaduais e federais, para um pacto de gestão do programa. Participaram prefeitos, secretários municipais e estaduais, técnicos e representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Na ocasião, o secretário executivo da SRH, Dedé Teixeira, disse que o Programa Água Doce é um dos mais importantes do Estado, para a sobrevivência hídrica. “A gestão do sistema, que vai desde o Governo Federal até as prefeituras passando pelo Governo do Estado é o que faz toda diferença na execução desse Programa. Ter água de qualidade é um grande privilégio, e o PAD pode crescer muito mais se continuar nessa logística, principalmente se incluirmos também o legislativo, seja estadual ou federal, e com isso ampliar o número de dessalinizadores”, concluiu Dedé Teixeira.

Os dessalinizadores, além de garantirem água de qualidade às comunidades, não afetam a natureza. O próprio sistema dispõe de reservatório para o depósito do rejeito, preservando o meio ambiente. “São equipamentos modernos”, pontua o secretário executivo dos Recursos Hídricos do Estado, Dedé Teixeira.

A analista de infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maria Luíza Fontenele, iniciou sua apresentação parabenizando o Estado do Ceará pela competência na gerencia do PAD. “Dos 651 sistemas funcionando em todo o Brasil, 252 está no Ceará. Isso é fruto de uma gestão comprometida com o Programa. É muito gratificante poder conhecer esses sistemas implantados na zona rural cearense e saber que o Programa tem surtido efeito na qualidade de vida do nosso povo”.

Manoel Pereira morador e operador de um dos sistemas na comunidade Lagoa Nova dos Firminos, na zona rural do município de Ocara, considera que o projeto é um “verdadeiro milagre”, que além de ajudar às famílias, atende a escolas, igreja e postos de saúde. “Hoje, nós temos água tratada, boa mesmo de beber e por um preço justo, que só pagamos pela manutenção da máquina, que é um bem nosso. A nossa comunidade tem consciência que o sistema é nosso, que ficará para os nossos filhos e netos, que serão uma geração cada vez mais saudável”, comemorou.

Segundo o coordenador estadual do Programa Água Doce, Ricardo Medeiros (SRH), hoje o Estado do Ceará conta com 252 dessalinizadores, atendendo 58.780 pessoas com uma média de 151.600 litros de água por hora. “A parceria entre o poder público municipal com o Estado e União fazem com que a metodologia do PAD seja fortalecida, melhorando, mais ainda, a gestão de abastecimento hídrico do Ceará”, disse Ricardo.

Além de Dedé Teixeira e Ricardo Medeiros, a SRH esteve representada pela coordenadora de infraestrutura Mércia Mangueira Sales, Liduína Carvalho, que faz parte da sustentabilidade do PAD e toda a equipe técnica do Programa, Anamélia Lima, Rosana Frota, João Gurgel, Jane Guedes, Ana Érika e John Weider.

Por Vanja Boaventura

 240 total views,  1 views today

Deixe uma resposta