O Governo do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos, inaugurou, na manhã da última terça-feira (06), três sistemas de dessalinização de água do Programa Água Doce – PAD no município de Itapiúna. Ao todo 171 famílias foram beneficiadas com água potável. O município de Itapiúna, ao todo, possui sete comunidades atendidas pelo PAD com investimento total de R$ 913.221,54, beneficiando 263 famílias.
Para o secretário executivo da SRH, Dedé Teixeira, o Programa, deve ter incentivo para continuar sendo executado. “Vamos continuar buscando apoio para a continuação desse Programa que só trás benefícios para a população. É emocionante a gente chegar a uma comunidade, como aqui em Vila Nova, e encontrar crianças, idosos, tomando água de qualidade, diminuindo a quantidade de doenças que antes era abundante por conta das impurezas das águas ingeridas”.
O senhor José Maria da Silva, operador do PAD da comunidade Vila Nova, falou que a chegada do dessalinizador foi uma mudança de qualidade de vida. Segundo ele a comunidade antes era atendida por água de carros pipas, que ficava armazenada em cisternas. “A gente tomava água que nem sabia de onde vinha, às vezes a água armazenada era a da chuva ou de carros pipas. “Todos os dias o nosso dessalinizador passa por limpeza. A água é transparente de tão limpinha que sai. É um verdadeiro milagre”, comemora.
Alunos da Escola Municipal Renascer acompanharam a solenidade de inauguração dos sistemas e a explicação da geóloga da SRH Liduína Carvalho sobre o uso consciente da água e os passos de um sistema de dessalinização.
A curiosidade pelo produto final do sistema fez com que uma fila de alunos se formasse em Vila Nova para apreciação da água potável oriunda de um poço profundo e tratada por um sistema grandioso como o do Programa Água Doce. Itapiúna faz parte dos 44 municípios que estão sendo beneficiados com o Programa Água Doce. Ao todo serão 252 sistemas instalados levando água potável para as comunidades rurais do Ceará.
Da SRH, estiveram prestigiando o evento, o secretário executivo, Dedé Teixeira, a geóloga Liduína Carvalho e a assistente social Rosana Frota, do Programa Água Doce.
Vanja Boaventura
236 total views, 1 views today